Parece que a moda do casamento tradicional, de véu e grinalda, voltou! Mas ainda tem muita gente que prefere juntar os trapinhos e morar junto. O que a gente quer saber é: para você, existe diferença entre casar e morar junto? O que é melhor?
Para saber mais sobre o assunto, acesse a matéria completa clicando aqui.
Veja também uma entrevista com o psicólogo Flávio Gikovate sobre como ter um relacionamento duradouro e saudável em que ele declara: "O casamento não é um parque de diversões".
ESTOU MORANDO JUNTO A 15 ANOS! ESTAMOS MUITO BEM!!!TIRANDO ALGUNS PROBLEMAS NO MEIO DO CAMINHO,É CLARO. CADA CRISE VENCIDA É COMO RENOVAR NOSSO AMOR!MAS NUNCA QUIS CASAR DE VEÚ E GRINALDA,MEU MARIDO PEDE ISSO TODOS OS ANOS,E A CADA ANO ELE DIZ SERÁ QUE ESSE ANO TE ARRASTO PRO ALTAR? RESPONDO: AH!A GENTE TÁ TÃO BEM ASSIM,PRA QUE CASAR?!
Olha estou no meu terceiro casamento. No primeiro moramos 2 anos e foi uma separação traumatica mas que não deixou marcas. No segundo, namorei cinco anos, quando engravidei ele não queria casar, mas acabamos indo morar juntos. Foi uma merda e me deixou meio traumatizada. Mas apenas quatro meses após me separar conheci um homem, em uma semana começamos a namorar e em um mês e meio fomos morar juntos. Faz 9 meses que estamos morando juntos. Eu, ele e meus tres filhos (ele tem duas filhas já adultas que não convivem conosco), e daqui há um mês vamos nos casar de papel passado, por assim dizer. Acho que o melhor é querer de verdade ser feliz com alguém, aprender a dividir realmente as alegrias e tristezas, a saúde e a doença, a riqueza e a pobreza. E que seja infinito enquanto dure.
Tanto faz. Dsde que seja harmônico o relacionamento não depende de ser oficial ou não. Entretanto, imagino que o oficial remeta à uma certa "obrigação" de permanecer juntos. Vivo com minha companheira há 23 anos sem oficializar o relacionamento. Estamos cada vez melhor!
Com certeza casar! Nada substituí àunião com a benção de Deus. Viver à dois é dificil, mas quando se mora junto as coisas tornam-se mais fáceis porque estamos vivendo como o "diabo gosta". Mas quando se casa, na igreja, a relação é abençoada por Deus, e com certeza o inimigo tentará de tudo para acabar com ela! Pensem nisso! bjs
Para mim dá no mesmo. Mais morar junto é bem melhor. Casamento é um pouco mais RESPONSABILIDADES, o marido sempre vai dizer:- AH vc me deve explicações, dê onde você vai e tal ... Quando você só mora junto, quando o carinha dizer isso pode cortar logo:- Epa! não somos marido e mulher. Eu moro com um carinha à 1 ano e 5 meses e pra mim o passo casamento só se essa experiência continuar dando certo daqui à alguns anos. Beijooooos !
Acredito que é bom quando as duas coisas acontecem juntas: dá pra morar junto primeiro, pra ver se vai dar certo e se é aquilo que vc realmente quer (principalmente pra quem vai direto da casa dos pais pra um casamento...). E depois, conforme a vontade dos dois, dá pra fazer uma festa legal de casamento, com direito á civil, igreja e tudo =)
Na boa, nos tempos atuais é melhor primeiro morar junto ( por um bom tempo ) para depois casar! Acho que o casal tem que se acostumar com a ideia do "Felizes para sempre", "Ate que a morte nos separe" rsrsrsrs
OIE PESSOAL A POUCO TEMPO FIZ MINHA ASSINATURA MAS O TEMPO SUFICIENTE PRA ME APAIXONAR POR ESSA REVISTA. QUANTO A QUESTÃO DE CASAR OU MORAR JUNTO NÃO TEM DIFERENÇA. ACREDITO QUE MUITAS FESTAS E GLAMOUR NÃO LEVAM A NADA. O IMPORTANTE É A CONVIVÊNCIA, RESPEITO, CONFIANÇA, AMOR VERDADEIRO E CUMPLICIDADE. O QUE ADIANTA FESTAS SE ENTRE OS DOIS NÃO HÁ RESPEITO SÓ APARÊNCIAS. UM BJ PRA VCS
depende da situação, eu namoro à 2 anos e meio e fazemos mtos planos para se casar na igreja, com td que tem direito.Mas já passamos da fase de se conhecer intimamente, passamos os finais de semana juntos, pois moramos longe, dormimos juntos, dividimos problemas, sabemos das contas e dos problemas familiares um do outro e isso é importante se conhecer antes de se casar, e tbm acho q para os namoros de mtos anos esperar tanto tempo para não fazer nenhuma festa era melhor ter ir morado junto antes!!! na verdade o q importa msm é o amor e principalmente o respeito!
Eu acho que casar é fundamental! Moro junto com meu noivo há 6 meses e a gente sempre se respeitou como marido e mulher, mas as outras pessoas nunca levavam a gente a sério. Achavam que a gente ia se separar a qualquer momento. Meu noivo dizia que era como um teste-drive pra saber se realmemte ia dar certo. Acho que funciona pra voce conhecer melhor a pessoa antes de dar um passo mais sério. Nosso casamento será agora em maio.
Conheci meu marido, namorei e fui morar junto num período de quatro meses. Já estamos juntos a 2 anos e 7 meses e não fez a mínima diferença ter um papel assinado. O compromisso é selado entre as duas partes e um papel não garante nada. Quando o casamento deixa de ser bom pros dois, com papel ou sem papel ele termina. Cabe a ambos saberem administrar a convivência para naum se tornarem tão dependentes um do outro, principalmente finaceiramente. Não nego que sinto falta da cerimônia em relação a lembrança, gostaria de ter meu albúm para mostrar a meus filhos as fases da minha vida. E sobre ter filhos ou não, eu sempre achei q teria um filho de produção independente, porem hj tenho meu companheiro e quando descidirmos ter um bb, esse bb vai ter um pai eternamente independente de estarmos juntos ou não, pois pai é pai e além disso conheço o caráter do homem que está ao meu lado. Cada um tem o casamento que cultiva.
Na minha opinião, não há nenhuma diferença,as pessoas são as mesmas tendo ou não assinado um contrato,o que poderíamos discutir por horas, são os prós e os contras de um relacionamento ,quanto entrar ou não na igreja é só um detalhe!
Casamento é uma instituição politica/religiosa criada pelo homem, não significa segurança, eternidade. Amor, cumplicidade, companheirismo, até mesmo para ter filhos e criá-los com dignidade independe de estar casado ou não, morar junto sem oficialização, seja civil ou religiosa nao quer dizer que se ame menos ou tenha menos compromisso com o outro se fossem casados. Um casamento também pode acabar do dia pra noite, não são papeis ou juras no altar que seguram um relacionamento.
Com certeza casar, quando vc mora junto é bem diferente, leva as coisas mais como brincadeira de namoradinho, é como brincar de casinha msmo com as responsabilidades, casar vc leva mais a serio, sabe que tem deveres que tem que ser cumprido, Tenho 21 anos e meu marido 30, estamos juntos a um ano e casados a menos de 3 meses, estou gravida e vamos ter uma menina, acho que ter casado me deu ainda mais segurança em relação a gravidez, pra que é sabe que é bem melhor o titulo de mulher do que de namorada!
Quando você realmente ama uma pessoa e tem certeza que é essa pessoa que você quer ao seu lado pelo resto da vida casar vira apenas um detalhe é a mesma coisa so o que muda e a aliança se você ama mesmo e quer conviver com a outra pessoa isso não influencia em nada moro há um ano com meu noivo e somos muito felizes e aconselhamos para todos os casais que pensam em morar juntos.
Eu namorei 5 meses e queria morar junto do meu namorado. Já estamos morando juntos a 1 e 3 meses. Deu super certo. Eu me considero casada e ele também. Acho o casamento (igreja, festa.....blábláblá) muito chato e cansativo. Mais isso depende de cada um.
Casamento na hora da separação é bem mais complicado,do que quando você pega as suas coisas e vai morar na casa do seu namorado. Na hora que quiser separar é só pegar as coisas e ir embora.Agora casamento já não é tão simples assim..
Namoro vai fazer dois anos e praticamente sou casada com meu namorado, fico mais na casa dele do q na minha e faço tudo por lá. E eu acho q antes de casar "oficialmente" e bom testar.Então morar junto é a melhor opção.Depois q ver q realmente junto vai dar certo casa de "papel passado" assim evita alguns problemas.Mas acho q a festa, o véu e grinalda e só convenção e gastação de dinheiro pq no final vai casar e vai tar junto do mesmo jeito.
pra mim é melhor morar junto, já moro com o meu "marido" a 13 anos e não me arrependo dessa opção, não acho legal essa coisa de assinar um papel como se fosse um contrato de uso e posse, pode ser coisa da minha cabeça, mas pra mim não rola, prefiro assim, enquanto for bom vamos continuar, na hora que não der mais cada um vai pro seu lado sem precisar envolver terceiros na história! parece-me mais verdadeiro e acho mais gostoso assim!
eu casei..posso dizer que é bom..claro que tem seus altos e baixos mas eu q representa um comromisso mais serio..
O bom de casar nos conformes, é a festa, q estará para sempre na lembrança, estar vestida em um lindo vestido de noiva como uma princesa. Mas o bom de morar junto é q não precisamos gastar horrores pra enfim morarmos juntos. Sem contar q muitas vezes só conhecemos bem a pessoa quando passamos a conviver com ela no dia a dia. Não adianta nada fazer a festa dos sonhos e no final não ter se casado com o homem dos seus sonhos, ai vem mais gastos, com o divórcio! rsrs Estou morando junto ou anexada, como diz o meu namorido, há 1 ano e meio e ainda não temos pretenção alguma de nos casar, não pq não nos amamos, até pq para nós, o casamento não passa de um papel q nos une, e não precisamos de um papel para nos unir, o amor já basta!
Fui morar junto para fazer um teste. Queria realmente saber se, apesar de estar apaixonada, ele era realmente o homem a minha vida. Hoje, após 1 ano e meio, tenho a certeza e já planejamos nosso casamento.
Eu não sei o que é melhor, me casei e nunca morei junto antes. Sou muito feliz no meu casamento, mas acho que que a assinatura dos papéis pesa um pouco na relação, o que dificulta a situação caso não dë certo.
Casamento é uma forma de contrato,e que sai muito caro!! Para se separar então... Morar junto,se conheçer e ve se ha uma compatibilidade é bem melhor do que se casar e depois vê que nao tem nada a ver e se divorciar....
no MEU caso... morar junto...casamento eah aquele négocio td mundo fika naquela espectativa e ás veses nem sai do jeito q realmente queriamos!
Eu moro junto com meu namorado há 2 anos e meio - namoramos a pouco mais de 3 anos. Acho fundamental ter a experiência do dia a dia, da convivência com toda a complexidade, com todas as belezes e dificuldades. Porém, vamos nos casar este ano, em dezembro. Tivemos vontade de oficializar, com uma festa pras pessoas mais íntimas. Assim já sabemos o que nos espera após o casamento, pois nos conhecemos a fundo!
Bom na minha opnião casar é o melhor não só pq quase todas as mulheres sonham em véu e grinalda,mas pq fica uma coisa mais fixa,por mais que demore se separar depois se for o caso..rs As vezes fico até triste de ver que hoje em dia aquela coisa toda de casar na igreja festas e tudo acabou,como diz muitas pessoas apenas só juntam os trapinhos e vão morar juntos.Claro que como disse a Outra autora,Não muda em nada mesmo se os 2 levam, o relacionamento a sério!Mas ainda prefiro aquela coisa bem formalizada..rs bjos a todos do site que é muito bom!
Eu morei junto com o meu marido durante quase quatro anos e só decidimos casar no papel porque estou grávida e as burocracias ficam menor chatas quando se tem uma certidão de casamento. Na minha opinião, o título de marido e mulher não muda em nada a relação. Acredito que, se os dois encaram o relacionamento como algo sério desde o início e se comprometem para que as coisas dêem certo, não importa se os dois são casados ou não. Mas eu sonho em casar de véu e grinalda. Um dia, isso vai acontecer, hehehhe!